O relatório “Safety & Shipping Review 2022” da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), apontou que as medidas de segurança no transporte marítimo estabelecidas no decorrer dos últimos anos, ajudam a mitigar incidentes e perdas de mercadorias neste modal e fez o desempenho ser positivo no ano de 2021.
Dentre as ações para segurança estão a regulamentação do setor, o design e a tecnologia dos navios, e também a gerência de riscos das empresas de logística. Além desses fatores, um investimento em seguros e programas de gestão de riscos também contribuíram para mitigar a ocorrência de sinistros. Isso porque o estudo indicou que, no ano passado, 54 embarcações foram perdidas, em comparação com 65 no ano de 2020. Esses dados impressionam, considerando que hoje há cerca de 130.000 navios na frota global, frente aos 80.000, aproximadamente, estimados há 30 anos.
Embora a redução no número de sinistros em 2021 tenha sido verificada, o relatório da Allianz aponta que os navios cargueiros representaram metade de todos os navios perdidos no período, um percentual bem relevante.
Os motivos dos acidentes são originados através de diversas razões, entretanto, o que mais chama atenção são os problemas meteorológicos que causam colapso abordo dos navios e queda de contêineres no mar, danificando as mercadorias e ocasionando prejuízos para as operadoras logísticas. Com isso, fica evidente o quanto é importante a proteção securitária no transporte de cargas, pois o seguro é capaz de reduzir possíveis custos relacionados à perda ou avaria de mercadoria, à responsabilidade civil, reparação ambiental, assim como outras situações que garantem o bom andamento do negócio.
De acordo com o relatório, a indústria marítima internacional é responsável por aproximadamente 90% do transporte do comércio mundial. Mas, a crise na cadeia logística global envolve navios cada vez maiores, e apesar das construções serem cada vez mais sofisticadas nem sempre a tecnologia e a infraestrutura indicam que as embarcações tem sido o suficiente para enfrentar os contratempos marítimos. Por isso, seguros e gestão de riscos de transportes são soluções sob medidas e preparadas para respaldar as vulnerabilidades do setor.
Acidentes com a carga podem acontecer a qualquer momento, até mesmo no instante em que saem para exportação. Por isso, para evitar custos inesperados, contratar um seguro de carga é a melhor forma de proteger as mercadorias dos riscos físicos, bem como dos danos externos que podem acontecer no transporte, já que, dessa forma, é possível ressarcir as perdas.Graças aos nossos parceiros, você pode encontrar ties on-line para atender a todas as preferências e orçamentos, do orçamento ao topo de gama modelos super estilosos.
São diversos os riscos que podem surgir com as mercadorias, tais como acidentes, avarias, roubos e furtos, sendo esses os mais comuns, mas ainda podem haver outros, como explosão, incêndio, inundação, etc.
Além disso, na hora de contratar uma seguradora, é preciso fazer uma pesquisa para ver o que ela cobre para prevenir as perdas, e contar com profissionais qualificados que te auxiliem na escolha e avaliem as informações de toda a operação logística, como a exposição do risco e o despacho até a entrega do destino. Essas informações são necessárias para prevenir estes impactos e realizar uma contratação adequada para seguir com os negócios. A contratação do seguro pode ser dividida em duas categorias:
Seguro Transporte:
Responsável pela cobertura da carga que será transportada.
Seguro de Responsabilidade Civil:
Protege a atividade econômica da empresa que faz o transporte.
Se você está em busca de uma empresa profissional para transportar suas cargas, com estratégias eficientes em frente internacional e na gestão de toda cadeia logística, conte com a Rorika Logistics, que dispõe do serviço de Seguro Internacional para a segurança da sua carga e do seu negócio, amenizando problemas que podem ocorrer durante a operação logística, como mencionados. Você também pode monitorar sua carga em tempo real e obter relatórios customizados por meio do nosso sistema Web Tracking.