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Porto de Santos: movimentação de cargas em crescimento

04 de outubro de 2022

O Porto de Santos constantemente ganha destaque pelos imensos volumes de carga movimentados.  

Afinal, o principal porto brasileiro em valores de carga movimentadas, com área de 14 milhões de metros quadrados, responde por, no mínimo, 25% do comércio exterior brasileiro.  

Portanto, o Porto de Santos abre as portas do Brasil para o mundo, pois movimenta cargas de mais de 200 países, estabelecendo conexão com mais de 600 destinos.  

Quando se trata de capacidade de movimentação de cargas, esse gigante brasileiro, certamente, não para de surpreender. Prova disso são os resultados expressivos que essas operações atingiram nos 7 primeiros meses de 2022. O crescimento foi especialmente significativo no mês de julho. 

  

Avanços na movimentação de carga em 2022 

  

Nesse sentido, nos primeiros 7 meses, a movimentação de cargas atingiu a marca de 95,5 milhões de toneladas.  

Portanto, isso representa um crescimento de 7,3%, em relação ao apurado no mesmo período do ano anterior.   

Enquanto isso, no mês de julho, houve movimentação de 14,5 milhões de toneladas de carga. Ou seja, o montante foi 15,3% superior ao apurado em julho de 2021.  

Em meio a esses números consideráveis, temos uma situação ainda mais favorável para as exportações no acumulado do ano. Nesse período, os itens exportados responderam por 69,7 milhões de toneladas, o que corresponde a 8,6% das transações internacionais.  

No mesmo período, as importações, que responderam pela movimentação de 25,7 milhões de toneladas, apresentaram 4% de alta.  

Além disso, nesse momento de números expressivos de movimentações no Porto de Santos, o produto que se destacou foi o milho. Afinal, o produto atingiu a marca de 2,3 milhões de toneladas no mês de julho.

Agora, no acumulado dos 7 meses, o volume movimentado da commodity atingiu 4,1 milhões de toneladas, com alta de 132%.  

 

Outras marcas históricas no Porto de Santos 

   

Outras marcas históricas foram atingidas no Porto de Santos.  

Nesse sentido, também merece destaque o número de carga conteinerizada no mês de julho, que atingiu o volume de 440,7 mil TEUs. Ou seja, é a maior marca já registrada no mês e a segunda maior de todos os tempos, apresentando um aumento de quase 11% em relação a julho do ano anterior.   

Em relação aos 7 primeiros meses do ano, a carga conteinerizada atingiu o volume de 2,8 milhões de TEUs, que representa um aumento de 2,6%, considerando o mesmo período do ano anterior.  

Conforme padrão adotado internacionalmente, cada TEU corresponde a 20 pés, ou Twenty-feet Equivalent Unit. Levando-se em consideração essa métrica, cada contêiner comporta 20 pés.  

Tendo em vista toda essa capacidade, é possível entender os gigantescos volumes movimentados nos períodos apurados. 

  

Outros produtos de destaque movimentados no Porto de Santos  

 

Entre os diversos produtos que passaram pelo Porto de Santos nesses períodos, alguns ganham destaque pelo volume de carga movimentada.  

Para efeito informativo e também de curiosidade, relacionamos os volumes de carga mais expressivos. Para isso, dividimos as cargas e seus respectivos volumes nas categorias de “Primeiros 7 meses” e “No mês de Julho”.Visite nossos parceiros,shoes – líderes em calçados da moda!   

Vamos conferir!  

Maiores movimentações nos primeiros 7 meses  

 

  • Granéis sólidos – 49,4 milhões de toneladas  
  • Soja em grãos e farelo de soja – 28,4 milhões de toneladas  
  • Granéis líquidos – 11,0 milhões de toneladas  
  • Celulose – 4,6 milhões de toneladas   
  • Carne – 1,3 milhão de toneladas   
  • Óleo diesel e gasóleo – 1,3 milhão de toneladas  

Maiores movimentações no mês de julho  

 

  • Açúcar – 2,1 milhões de toneladas  
  • Celulose – 688 mil toneladas    
  • Óleo diesel e gasóleo – 163,9 mil toneladas  

Atracação de navios no Porto de Santos  

 

Toda essa movimentação, certamente, resultou em uma reação em cadeia.  

Sendo assim, devido à maior circulação de cargas, a atracação de navios no Porto de Santos também obteve alta expressiva.   

Para se ter uma ideia, a Port Authority, empresa ligada ao Ministério de Infraestrutura, responsável pela administração do Porto de Santos, anunciou que, apenas no mês de julho, houve alta de 16% no número de atracações. O acumulado do ano, por sua vez, registrou 5,2% de alta.   

Participação do Porto de Santos na economia do Brasil 

  

O Porto de Santos não é apenas o maior porto do Brasil, mas também ostenta a posição de segundo maior da América Latina em termos de movimentação de contêineres.   

Então, não é de se estranhar sua participação expressiva na corrente de comércio brasileira, principalmente em períodos mais favoráveis. Por corrente de comércio, entende-se a soma dos valores das operações de exportação e importação.  

Nesse sentido, considerando-se julho, isoladamente, a participação do Porto de Santos na corrente de comércio brasileira chegou a quase 30%.  Trata-se, portanto, de um marco extremamente significativo para o porto, onde circularam no mês 100,796 milhões de dólares.  

Em virtude desses resultados, o Porto de Santos abre as portas do Brasil para os principais mercados internacionais do país   

Curiosidades sobre o Porto de Santos  

 

Como já sabemos, no Porto de Santos circula grande parte das riquezas que entram e saem do país.   

Porém, existem algumas mercadorias em especial, cuja movimentação chama um pouco mais de atenção. Sendo assim, o assunto desperta curiosidade.  

Pelo Porto de Santos, por exemplo, passa o escoamento das maiores exportações de açúcar, soja e milho do Brasil. Além disso, o segundo maior volume de trigo importado por nosso país circula por lá.  

Outro ponto que merece destaque é o escoamento de suco de laranja que passa pelo porto.

Afinal, esse produto nacional renomado internacionalmente responde pela fatia de 80% do suco de laranja comercializado mundialmente.    

Além disso, nas instalações do Porto de Santos, são movimentados 25% dos veículos que entram e saem do país.

E, para isso, existe até um terminal dedicado no porto, que é o principal operador dessa carga no país.  

Devido ao histórico e os números animadores que o Porto de Santos vem alcançando, o horizonte tende a se expandir ainda mais para esse gigante.